Firebird no Eclipse

30/10/2013 at 23:34

O banco de dados Firebird é de longe o mais utilizado na comunidade Delphi Brasil e em segundo lugar na Rússia, país sede de seus mantenedores atuais.
Para quem não conhece, o Firebird é banco de dados relacional, multi-plataforma baseado no código fonte do Interbase disponibilizado pela Inprise Corp (conhecida como Borland Software Corp) em 25 Julho de 2000.

Bem, o Firebird não é muito conhecido nos EUA, nem na Ásia, portanto o Eclipse não vem com plugin para conexão, mas o site http://www.lawinegevaar.nl/firebird disponibiliza gratuitamente o DTP (Eclipse Data Tools Platform).

O site do DTP não é muito amigável, nem parece confiável, tendo em vista a notificação logo acima do link para download: “Largely untested (only minor testing done under Eclipse 3.5.2 with DTP 1.7.2 and Eclipse 3.6.2 with DTP 1.8.2)”. Apesar do aviso me arrisquei há algum tempo atrás e não tive problemas.

Primeiro baixe o DTP, no momento o link se parece como na imagem abaixo.

http://www.lawinegevaar.nl/firebird

http://www.lawinegevaar.nl/firebird

Abra o zip e arraste o conteúdo da pasta plugins para a pasta plugins do seu eclipse que deve estar fechado.

Firebird DTP extract

Pronto a instalação é apenas isso. Para criar conexões com banco de dados no Eclipse acesse o menu Window, opção Show View, opção Data Source Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre Database Connections e selecione New.

Firebird DTP new connection

Selecione o plugin do Firebird e no campo Name especifique algo intuitivo.

Firebird DTP Employee connection 1

Em seguida baixe o driver JDBC para aplicações Java conectarem no Firebird, o Jaybird do site oficial firebirdsql.org, e siga os passos da imagem.
Certifique-se de baixar a versão correta do Jaybird, observe na sessão Downloads/JDBC que existe uma opção de download para cada versão de Java, desde a JDK 1.5 (Java 5) até a JDK 1.8 (Java 8). A versão deve ser compatível com a JDK que está usando.

Cinco Passos

Cinco Passos